domingo, 27 de janeiro de 2008

1.4 - Ihhh sei não...

O lote foi feito no dia 22, no dia 24 dei uma olhada no barril, pois estava preocupado que o Air-Lock não estava borbulhando. Quando abri o barril o cheiro foi muito bom, lembrava uma Paulaner de aroma intenso. A coloração era um dourado intenso na superfície, porém sem sinais de bolinhas se formando. Mais um motivo de preocupação. Pensei, ou a vedação da tampa superior não tá legal ou não tá fermentando por alguma razão, ou até que a fermentação já teria terminado(hipótese difícil eu acho).

Na figura dá pra ver como tá o aspecto do mosto após cerca de 48 horas... e hoje no dia 27, continua do mesmo jeito. Estou achando que não deve ter fermentado, não sei. Extrai um copo do barril, o gosto não é ruim, lembra muito cerveja de trigo que ficou aberta por muito tempo e perdeu o gás, além disso o gosto tá com um aspecto bem adocicado... Quanto se continha álcool ou não, não consegui identificar pelo paladar.


Tirei mais 250ml pra o densímetro porém mesmo efetuando o teste pra ver se há diferença, não tenho certeza da OG, vez que quebrei o densímetro enquanto media. Mas supondo que a OG tenha sido 27. O densímetro marcou ontem 17 de gravidade(21C). Presumo que algum açúcar tenha sido convertido para álcool, isto é se a OG realmente tá certa(lembrando que quando eu media a OG, no momento que bati o olho - o densímetro quebrou).

De qualquer forma tenho suspeitas que eu tenha sido relaxado ao misturar o starter no mosto muito quente, e tenha matado o fermento... Vamos ver como isso se desenvolve nos próximos dias. Será se ao invés de uma Pale Ale, vou acabar produzindo uma Weiss?! Aqui o aspecto do mosto no copo depois de cerca de 72 horas:

2 comentários:

maximunrizo disse...

Olá amigo, tambem sou um cervejeiro artesanal e estou começando. Achei legal seu blog, tenho um tambem se quiser ver www.cervejaartesanal.uniblog.com.br lá eu coloco tambem minhas experiencias.
!! Sobre a fermentação da sua, voce fez a aeração do mosto e da agua? Qual a temperatura medida ambiente ai onde mora! Eu moro num lugar muito quente e a fermentação ocorre muito rapida.
Qualquer coisa me manda uma msg.
Marcio Rizo

CroniX disse...

Olá Marcio,

Entrei no seu blog, deixei uns comentários por lá. Achei muito bacana as suas experiências!! Com certeza vamos trocar muitas idéias.

A minha fermentação, eu não aerei, o que eu fiz foi virar com violência o mosto dentro da tina de fermentação e dar uma sacudida básica. Moro em São Paulo, e aqui a temperatura média no momento ta fazendo 22-25 graus, porém nos últimos dias mais pra 22 mesmo.. anda frio que nem inverno!!!

Abração!!