sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

1.0 - Primeiro lote

Demorou, mas finalmente consegui reunir o equipamento necessário pra fazer meu primeiro lote!!! Depois de muita procura, criatividade e tentativa de invencionices, finalmente achei que tava apto a tentar essa empreitada....

A quantidade de dúvidas era imensa(e ainda é... haha), me perguntava o tempo todo "será se é assim desse jeito"... Ahhh, daí lá vou eu correndo no google, digitando trocentas palavras chaves... Ahhh pera aí.... achei esse site http://www.howtobrew.com/intro.html que é um livro online sobre homebrewing - pô, caiu como uma verdadeira bíblia pra mim. Aprendi muito a partir desse site.

Mas não somente a partir dele, ajudou também no lado de compreender melhor o processo, muitos vídeos vistos no youtube.

Também, posteriormente descobri o artigo escrito pelo Guilherme Santi que se encontrava facilmente disponível para download no fórum da ACERVA Paulista. Leitura bem bacana pra quem tiver interessado em se iniciar na arte do homebrewing. Posteriormente me cadastrei também no site do ACERVA carioca que parece ser mais ativo que o paulista no momento.

Quanto a parte dos equipamentos, foi meio difícil de se achar os fornecedores, exigiu uma certa dose de pesquisa, mas depois de algum tempo acabei encontrando. Era muito fácil se achar lojas dos Estados Unidos, até tentei encomendar de uma delas, porém quando somei o valor dos ítens com a taxa de importação, e principalmente o custo do frete, achei que o custo já se tornava meio proibitivo para uma brincadeira que estava apenas começando.

Por fim, acabei usando pra o primeiro lote:

1 caldeirão 32L sem válvula extratora(a falta da valvula acabou se revelando um grande sufoco....),

2 barris de água 30L atóxico com torneira e com tampa superior rosqueável. Nessa tampa foi feito um furo usando furadeira e vela (isso mesmo vela, para dar um acabamento arredondado sem cantos desproporcionais).

1 peneira pra filtrar o mosto

1 colher de cabo longo (mesmo assim, não longo o suficiente - queimava a mão!!! )

Moinho pra cereal + Termômetro + Chiller de imersão + Densímetro (que consegui estourar a primeira vez que fui usar, mas já providenciei outro...) + (Máquina de tampinhas+tampinhas, que ainda não usei por não ter finalizado o 1o. lote hehhehe)

Os ingredientes que usei :
Mix de grão pale ale, fermento + lúpulo de amargor e aroma (fornecido pelo pessoal do Aturma)

Amanhã posto o processo....

4 comentários:

Fabio disse...

opa amigo! posta ai onde comprou cada equipamento e o valor! vou começar isso logo! :)

Amanda disse...

Muito massa esse blog!!!!
Adorei!!!!!!

PS: se ficar boa me chama para beber, huahuaha!!!

CroniX disse...

Olá Fabio,

Eu comprei o caldeirão sem válvula extratora e os barris pra fermentar na rua Paula Souza aqui em São Paulo.
E o resto comprei do Afonso e da Priscila, pessoal do ATURMA - Recomendo eles, pessoal muito atencioso.

Mas no final acabei comprando um outro caldeirão, este com válvula extratora deles mesmo, ainda preciso arrumar um fundo falso... Mas já fiz o segundo lote e facilitou bastante. Essa semana posto como foi.

Abraço.
Fulvio

CroniX disse...

Amanda, vc. será a minha primeira cobaia. Hehe.