terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

1.5 - Lote 1 - Maturação e Envasamento

Ontem completou 14 dias desde que o lote 1 foi feito e 11 dias desde que recebeu o reforço de fermento.

Obtive nos últimos dias as seguintes medições de gravidade:

Sexta feira 01/02 -> 13.5
Domingo 03/02 -> 11.5
Terça Feira 05/02 -> 11

Concluí que a fermentação já estava estacionando, tinha a intenção de por pra maturar na geladeira a 4 graus, mas infelizmente, ao contrário do que imaginava... Não consegui obter espaço o suficiente pra guardar a tina de fermentação!! No final das contas, decidi que ela não iria pra geladeira e sim, direto pra garrafa, vez que também acabei achando muito pouco o deslocamento de 11.5 pra 11(se é que realmente ocorreu...).

Fervi o priming, esperei que resfriasse até uns 30 graus e o despejei bem lentamente dentro da própria tina de fermentação afim de evitar que levantasse o trub(sedimentos), aguardei umas 2 horas e comecei a encher de cerveja as garrafas previamente higienizadas em uma solução de água sanitária por cerca de 1 hora.

A máquina de tampinha meio que dá um pouco de trabalho, mas não foi difícil, só acabou sendo meio chatinha pra montá-la pela 1a vez mesmo.

A baixo postei o que restou na tina de fermentação... nossos amiguinhos no fundo... Uma paisagem não muito simpática, porém se não fosse por eles... não teríamos a tal da breja!! :-) A direita o densímetro marcando 11 de gravidade.


Nenhum comentário: