terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

2.2 - Lote 2 - Degustação

Imaginei que o lote dois ficaria melhor que o lote 1. Infelizmente não foi esse o caso. Se o lote 1 já era amargo, mas até aí um amargo aceitável pra tomar, o lote 2, por sua vez ficou amargo difícil de tomar. Resumindo, não gostei. A FG ficou em 20, ou seja, acabei obtendo pra o segundo lote uma cerveja com 5% de álcool. Ponto positivo pra o lote 2 foi só mesmo na capacidade de reter o colarinho.

Procurei pesquisar sobre esse problema de amargor, identifiquei algumas possíveis causas... Porém, na verdade, eu não sei nem quantas gramas e nem o tipo de lúpulo que foi usado no lote 1 e no lote 2. O kit não especificava nada nem lúpulo e nem cereal, só sei o fermento que foi usado e olha lá.

Pra o próximo lote, já estou me organizando melhor, nada de kits. Ainda mais agora que decidi usar o programa BeerTools. Pelo que vi esse programinha ajuda demais a preparar receitas dentro do estilo de cerveja que se quer obter. Da até como deve ser a brassagem, muito bom esse programa. Acho que vale apena comprar esse programa. Pra o próximo com certeza, vou programar tudo nele.

Nenhum comentário: