sábado, 23 de fevereiro de 2008

3.0 - Brown Ale US05

Esse estilo é o estilo da New Castle, que se trata de uma cerveja que aprecio muito. Porém todas as receitas da internet que a reproduziam exigiam um determinado fermento líquido, que dizem ser o elemento principal pra essa cerveja. E que não é disponível pra venda aqui no Brasil. Talvez importe ele no futuro pra fazer um lote.

Portanto acabei decidindo usar o BeerTools e me preocupar em fazer somente uma cerveja dentro desse estilo.

Usando os ingredientes que tinha disponível, a receita pra 20L acabou ficando dessa forma:

300g Carahell
250g Melanoidina
300g CaraAroma
150g Carafa
3.8kg Malte Pilsen
16g Lúpulo Columbus(15%) 40 minutos antes do fim da fervura
16g Lúpulo Mt.Hood (5%) 10 minutos antes do fim da fervura
Fermento Safale US05

No BeerTools, ela acabou se adequando desse modo:


Na verdade esse screenshot foi do resultado final que obtive, a gravidade prevista originalmente era de 1.048, porém acho que a eficiência acabou sendo melhor do que eu havia previsto, e obtive 1.0050.

Bom vamos ao processo...

Foi usado um método de infusão simples a 69 graus. Porém dessa vez, foi colocado apenas 10 litros de água pra fazer o mosto. Dá pra ver que ficou bem denso. Dava até pra espetar o termômetro e deixá-lo lá. O fato de usar somente esses 10L de água acho que deve ter ajudado bastante na eficiência pra fazer a lavagem...

O BeerTools preveu que para fazer a mistura do cereal, e atingir a temperatura de 69 graus, a água deveria estar a 76 graus. A água foi aquecida a esta temperatura, o fogo desligado, e o cereal misturado. Passado algum tempo a temperatura tava muito próxima disso, e foi uma questão de rápidos ajustes o fim do processo de fazer o mosto.


Terminado o tempo de infusão, foi feito o teste do iodo que já não mais mudava significativamente de cor, confirmando assim que o amido havia sido convertido pra açucares.

Então foi dado início a recirculação/lavagem do mosto. Esses 10 litros foram recirculados a fim de filtrá-lo. O resultado foi muito impressionante, realmente ficou limpo. Segue a foto da primeira extração:


Após essa extração acabou sendo usado 25 litros de água para fazer 5 lavagens com 5 litros de adição por lavagem. Ao final da lavagem foi obtido cerca de 29 litros de mosto para ser fervido. A última lavagem apresentou gravidade de 1.0008.

A fervura durou 90 minutos. Os lúpulos foram adicinados no tempo planejado, e após isso o mosto foi resfriado.


Resfriado o mosto, o fermentador foi posto alinhado com a válvula extratora do caldeirão e enchido.


Fermento foi posto logo em seguida e o fermentador guardado.

Com esse lote, coloquei em prática o processo de recirculação/lavagem do mosto. Fiz uso da Bazooka caseira, e vi que o resultado do processo foi melhor que o do lote 1 e 2. Pelo que calculei brincando no BeerTools, imagino que minha eficiência nesse lote tenha sido coisa de 78 a 79%.

Agora fica a expectativa pra ver se a fermentação vai terminar com a gravidade dentro do esperado também! Mas mais importante que isso, que tenhamos um gosto bom!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa aqui é das minhas. Quando fica pronta? Posta fotos. Me parece muito boa.

Bjs