sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

-.- - Fazendo um Bazooka Screen

OK! Consegui finalmente fazer um "Home made Bazooka Screen". Deu trabalho... Não ficou do jeito planejado originalmente, mas o que importa é que funciona, e têm qualidade!!!

Antes de tudo, tive que desmontar a válvula extratora do caldeirão e recolocá-la. Pois, quando da primeira montagem, não havia deixado rosqueamento pra dentro da panela de modo que desse pra encaixar qualquer coisa. Pra minha surpresa, os "o-rings" (borrachinhas de vedação) estavam em perfeito estado. O que me poupou ter que procurar outros - "o-rings" pra envolver um tubo de 3/4 de polegada. Parece ser bem difícil de se achar o-rings nessa medida.

Vou descrever passo a passo pra quem esteja querendo fazer uma "D.o I.t Y.ourself Bazooka"...

1 - Fui num depósito de construção e comprei 2 tubos flexíveis envoltos por manta de aço. Tomei o cuidado de achar um que estava com a manta bem feitinha e alinhada. Tinha alguns desses tubos bem "meia boca"...

2 - O que realmente precisava fazer, era tirar o miolo de borracha. E esta foi a tarefa mais difícil que enfrentei. O objetivo inicial era retirar o miolo de borracha fazendo uma desmontagem pacifica da peça. Ou seja desencaixando-a. Mas isso se revelou impraticável. Acabei tendo que apelar pra força bruta do alicate cortando a peça em uma das extremidades e deixando a desse modo:


3 - Não tinha a menor idéia como ia fazer pra tirar o tubo de borracha. Até que depois de alguns dias sem mexer nisso, decidi simplesmente puxar com força bruta o miolo. Peguei um alicate, descasquei mais um pouco a extremidade vista na foto acima. Segurei no pé a extremidade rosqueável, e comecei a puxar com o alicate essa borracha. Puxava com força, e nada de retirar alguma parte da borracha. Ela somente esticava. Até que para minha surpresa depois de algum tempo de força bruta, escutei um "crack" lá em baixo e a borracha soltou bem na extremidade. Melhor que encomenda. Imaginava que ela provavelmente quebraria ao meio ou em algum outro lugar. Mas acabei dando uma sorte boa - pensei.

4 - Feito isso, usei uma tesoura velha para cortar a outra extremidade "detonada". A amassei, e fiz uma dobra para "fechar" a manta.



5 - No final das contas, no caldeirão, tinha um cano com encaixe macho rosqueável de 3/4 de polegada no caldeirão, enquanto na manta, tinha uma conexão macho de 1/2 polegada. Eu havia comprado um conector em T pra encaixar no caldeirão que iria funcionar, porém como esse não era mais meu plano, tive de comprar uma luva de redução(acho que é esse o nome) em inox de 3/4 pra 1/2 polegada, e nessa, ainda encaixar um adaptador em inox(se não me engano o nome é niple) pra conseguir encaixar o Bazooka caseiro. Veja na foto abaixo como ficou o resultado.


Enquanto escrevo esse post, na verdade já testei o Bazooka (ontem) fazendo o lote 3. Funcionou de modo perfeito. Ele reduz em um bocado o fluxo da válvula extratora mas não entope pra fazer a filtragem/lavagem, funcionou muito.

O único problema foi na fervura/resfriamento*. Acontece que quando se manda o líquido do caldeirão pra o tanque de fermentação, próximo ao fim do processo, quando o caldeirão ainda têm uns 2 litros, o lúpulo(em pellets) começa a entupir o Bazooka. Mas acho que a solução disso é comprar um saquinho pra lúpulo para usar na fervura. Ou até retirar Bazooka da panela antes da fervura.

* ps. uso chiller de imersão, por isso essa etapa pra mim é após o resfriamento...

15 comentários:

CroniX disse...

A quem possa interessar a manta usada, recebe o nome nas casas de materiais de construção de Ligação Flexível. Pelo menos é assim que é chamada no site da C&C.

Botejara disse...

Ola Cronix,
Venho acompanhando seu blog desde o começo.
Comprei tambem uma mangueira dessas e descobri um jeito mais facil de retirar a borracha.
Alem de cortar o lado da rosca macho cortei tambem o outro lado. Retirei a borracha com a maior facilidade e depois reconstrui os dois lados com abraçadeiras. Fiz com duas mangueiras para formar uma bazooca T. Ai tive a ideia de interliga-las pelo outro lado tambem e conectei as pontas delas depois pra elas ficarem em forma circular. Ficou muito boa.

CroniX disse...

Botejara,

Então eu acho que esse método derrepente é até melhor que o meu...

Na realidade, o que eu queria mesmo era tentar reconstruir as pontas da mangueira pra deixar os rosqueadores originais nela... e fazer um circulo usando um T no cano da válvula de extração. Infelizmente isso se demonstrou impraticável para mim. Pelo menos sem as ferramentas certas.

Abração

Daniel disse...

Cara, a sua bazooka screen é a melhor invenção da humanidade depois do pão de forma!
Fiz uma cerveja no dia 24 e a bazooka funcionou melhor do que eu esperava.Muito espetacular! Obrigado por ter postado o modo de fazê-la!
Abraço
Daniel

CroniX disse...

Daniel,

Fico contente que o post tenha sido útil!!

Grande Abraço!

Casa do Elieser disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Casa do Elieser disse...

Olá Cronix e Botejara.
Eu retirei apenas uma das extremidades do engate e como percebi q a mangueira é feita por uma borracha fraca eu simplesmente perfurei na outra extremidade com uma agulha de mão (dessas de costura). Fiz diversos furos na extremidade e quando puxei com o alicate ela saiu com muita facilidade.

Anônimo disse...

Excelente dica da agulha de mão, realmente ficou bem fácil de retirar a borracha interna!

DeSilva disse...

Olá, gostaria de parabenizar e agradecer pela ótima postagem.
Estou fazendo uma seguindo o modelo de vcs, porém tenho algumas dúvidas:
Esse material não enferruja?
Como faço para encaixar o niple na malha de aço?
Como vcs fizeram para achatar o outro lado e vedar?
Como faço para cortar a malha de aço?
Abs e agradeço a atenção.

DeSilva disse...

Olá, gostaria de parabenizar e agradecer pela ótima postagem.
Estou fazendo uma seguindo o modelo de vcs, porém tenho algumas dúvidas:
Esse material não enferruja?
Como faço para encaixar o niple na malha de aço?
Como vcs fizeram para achatar o outro lado e vedar?
Como faço para cortar a malha de aço?
Abs e agradeço a atenção.

Luis Paulo RDS disse...

minha duvidda é a mesma do DeSilva:
Esse material não enferruja?
Como faço para encaixar o niple na malha de aço?
Como vcs fizeram para achatar o outro lado e vedar?
Como faço para cortar a malha de aço?
valeu um abraço.

lucas.fuz disse...

Oi, comprei desse mesmo material e o aço soltou um tipo de pó.. é normal?? O seu Soltou também ?

Bruno Franchini disse...

consegui aproveitar uma lado da conexão e irei testar no final de semana .

Bruno Franchini disse...

consegui aproveitar uma lado da conexão e irei testar no final de semana .

Bruno Franchini disse...

consegui aproveitar uma lado da conexão e irei testar no final de semana .