quarta-feira, 19 de março de 2008

4.1 - Super Aroma

A satisfação desse lote foi muito boa! Definitivamente, consegui obter algo que gostei muito!! A atenuação foi ótima, coisa em torno de 83% de acordo com o BeerTools!! Pra mim e pra a maioria das pessoas o gosto ficou muito bom! A cor tá dentro do padrão. Fiquei muito contente com esse último lote!

O lote foi engarrafado na segunda feira (17/03), hoje 19/03 abri uma. O gosto tá maravilhoso, embora ela ainda esteja fraca de gás. Nada que mais uns 3 ou 4 dias não resolva...

O aroma da cerveja tá muito bacana também, e dá pra sentir melhor os sabores pelos quais o fermento foi responsável. Alguma pessoas (principalmente o pessoal da Acerva achou muito esterificada, e pelo visto não gostou muito da turbidez também). Mas afinal o objetivo é homebrewing, e não professional brewing.

Acho que a turbidez pode ser explicada pela falta de um chiller bom e pela falta de baixar a temperatura antes de envazar... Talvez no próximo lote já vou aperfeiçoar isso. Principalmente com o chiller de placas(Shirron) que comprei mas não instalei ainda...

Nesse lote acabei usando a técnica do azeite na hidratação do fermento. Acredito que isso deva ter ajudado em muito na atenuação!! Na verdade se trata da minha melhor atenuação até o momento, que como já disse foi coisa de 83%. De teor alcoólico ela acabou ficando com 4.8 %

Ahh nesse lote eu também estou fazendo um experimento! Engarrafei 50% dele usando como priming açúcar branco, e outros 50% usando alta maltose. Quero fazer depois uma degustação pra comparar a diferença no sabor/aroma.


obs. A foto podia ficar melhor... Acho que esse copo não ajuda muito...

2 comentários:

MAXIMUNRIZO disse...

Oi Cronix,

Este comentario foi de qual lote? 4.1 ? queria ver a receita e como fez, fiquei interessado. voce ficou bem animado com essa.

CroniX disse...

Opa!!

Então Max, isso 4.x diz respeito a tudo relativo ao lote 4, assim como 3.x lote 3, etc... -.- é post genérico.

Esse lote, o fermento T58 fez uma grande diferença, o que eu mais gostei dele, é que ele ficou esterificado deu notas suaves de pera e cereja pra mim. Embora algumas pessoas julguem isso talvez como defeito quando achado em excesso, eu achei super gostoso. E muitas pessoas que provaram gostaram bastante. Esse fermento na verdade ele é mais indicado para cervejas Belgas, e eu cheguei a conclusão que pra Brown Ale, ele não dá muito certo não. Aprendi isso, que o fermento é o principal determinante do estilo(hehe coisa de novato)... não adianta querer tentar formular algo sem o fermento adequado.

O ideal, é que nos primeiros dias de fermentação pra o T58, que você consiga manter uma temperatura mais baixa possível pra Ale, tipo, imagino que começar com uns 14 graus imagino, e ir subindo +- 1 grau a cada umas 24 horas... Como eu não tenho geladeira pra o fermentador, somente pra decantar o fermento antes de engarrafar. Eu não fiz isso. Dizem que isso faz a esterificação ficar dentro do padrão desse fermento T58, sem excesso.

O lugar onde eu fermento, fica entre 20 e 22 graus a maior parte do tempo.

Abração