domingo, 2 de março de 2008

-.- - Azeite vs Aeração

Tem havido certa euforia em alguns fóruns sobre o uso do Azeite no lugar da aeração do mosto, ainda não testei isso mas pretendo logo em breve... Pra quem se interessar mais pelo assunto pode ler esse tópico no fórum da NorthernBrewer.

Também têm esse outro link de um experimento que fizeram comparando 2 lotes lado a lado, porém o cara acaba esquecendo de por água suficiente no AirLock do fermentador que tá com o azeite. Mas mesmo assim dá pra ter uma idéia que indica que o azeite da pra ser usado como um substituto ao processo de aeração.

Existe ainda, uma dissertação da qual tomei conhecimento através de um post do Ricardo Rosa no fórum da Acerva carioca, que se trata de um estudo sobre a substituição total da aeração pela adição de azeite.

Em linguagem simples: de acordo com o Geronimo do fórum da Northern Brewer, o que ocorre é que o azeite fornece as cadeias moleculares que o fermento precisa pra se multiplicar sem a necessidade que este tenha de fabricá-las por conta própria. Desse modo o oxigênio deixa de ser necessário para a fase de crescimento do fermento.

2 comentários:

MAXIMUNRIZO disse...

Cronix.
Como é isso, do azeite? quanto coloca? e o sabor sera que nao interfere?
Um abraço.
Marcio Rizo
Ah Vou por fotos das minhas engenhocas, ate que enfim comprei uma camera. hehehe

CroniX disse...

Hehe caro Max, já constatei que funciona mesmo. Pelo menos pra mim acredito que tenha sido ele por uma atenuação de 83% que obtive no lote 4!! Olha a quantidade a colocar, o negócio na prática é pensar "o menos possível que vc. conseguir por", mas de modo que você tenha certeza que ele tá lá.

Olha quanto a sabor, parece ser imperceptível a diferença.

Abração!!