quarta-feira, 2 de abril de 2008

5.0 - Lote 5

OK,


Aqui vamos nós pra mais uma Ale, vamos ver se conseguimos aperfeiçoar um pouco a receita do lote 4...

Nessa receita, peguei umas idéias da internet, e acabei experimentando com o US-05, no lugar do T-58, que dizem ser esterificado em demazia caso você não tenha um sistema de controle de temperatura pra fermentação...

A receita acabou ficando da seguinte maneira:

4KG Malte Pale Ale
460G Milho em flocos (corn flaked)
200G Carapils
25G Cevada não malteada
25G Carafa III

9G Columbus 60min
17G Mt. Hood 15 min

Safale US-05

Foi feita uma infusão simples a 66C, feito o teste do iodo a temperatura foi elevada pra 74C e foi dado início a lavagem do mosto, sendo utilizado PH 5.2 Stabilizer na água da lavagem.

Na sequencia foi feita a fervura do mosto, adicionado o lúpulo, e no fim, inaugurado o chiller de placas!! Putz... Essa belezinha de chiller é muito boa!! Faz milagre!! A água entra a 100C e sai a 20 graus do outro lado se eu abrir a torneira da água de resfriamento com força... Mas como o objetivo não é resfriar em excesso, resfriei pra 27C, e o mais legal ainda é o thrumometer mostrando a variação da temperatura conforme ajustava a torneira na mesma hora!! Com esse aparato, o homebrewing fica muito mais empolgante, e ainda por cima, acho que dessa vez tive um cold break... pois com o chiller que usava antes... ficava difícil heim.

Segue a foto abaixa do chiller de placas e do thrumometer(clique em cima para ampliar).



Resfriado o mosto o fermento foi adicionado, e em coisa de 12 horas depois já havia uma boa formação do krauser(4 dedos de altura). Não aerei, usei a técnica do azeite. To vendo que esse negócio do azeite funciona pra valer...

Segue a foto da camada de espuma do lote cerca de umas 12 horas depois:



(Atualização)

A OG desse lote acabou sendo 1.0047. (Pré fervura era 1.0042, então a fervura reduziu em 5 pontos a gravidade).


Data da brassagem : 29/03/08

2 comentários:

Eduardo Manetta disse...

Cronix,
vale realmente a pena o investimento no chiller de placa? O troço funciona, mesmo?
Se for o caso, o que mais é preciso comprar - magueira, conector, etc?
Abs,
Eduardo

CroniX disse...

Caro Eduardo,

Quanto se funciona, sim funciona sim!! Tava descrente até a 1a. vez que vi o que essa belezinha faz. É fácil da overchilling no mosto com ele haha.

Quanto se vale a pena, para mim valeu muito a pena, pois estava usando um chiller de imersão "sem vergonha" que comprei aqui no Brasil e que demorava mais de 2 horas pra resfriar o mosto pra a temperatura de por o fermento. Agora demoro coisa de 10 minutos no máximo.

Você precisa das mangueira, e dos conectores. O conector padrão de meia polegada de cobre usado pra gás que temos aqui no Brasil funciona de boa(bocas do mosto), porém existe duas bocas(da água) de "+- 3/4 de polegada" que nada que se acha aqui no Brasil vai rosquear ali. O cara da loja me disse por email que se tratava de "standard garden hose", então acho que nos EUA deve ser diferente o padrão... O negócio é usar bracadeira com uma mangueira mais grossa junto com o veda rosca. Dá uma olhada em um post meu que têm a foto dele.

O ideal seria vc. já comprar os conectores junto os "quickconnects", que são meio carinhos...


Bom, na verdade todos os conectores dá pra substituir com bracadeiras e veda rosca. Não é o melhor jeito mas deve funcionar. É só levar o shirron na loja qdo. for comprar a mangueira pra comprar uma mangueira "certa". Ps. pra o mosto compra mangueira de silicone que além de ser atóxica, vc. pode ferver pra matar as bactérias...

Abração