quarta-feira, 2 de abril de 2008

6.0 - E o 6.0Jr...

Então nesse lote idéia era obter uma cerveja de alto teor alcoólico e que tivesse alguma coisa de belga nele... Derrepente tentar até fazer com que ela se encaixasse em algum estilo belga. Pra isso a receita foi formulada no BeerTools, sob as indicações para uma "Belgian Dark Strong Ale".

Não sei até que ponto somente as indicações preliminares de OG, cor, atenuação, amargor são suficiêntes para fazer uma cerveja se encaixar no estilo, mas mais que isso, tenho achado que o desempenho do papel do fermento nisso é essencial. Acho que fica difícil tentar fazer algo sem o fermento considerado ideal para tal estilo. Mas de qualquer forma acabei lendo em um determinado site que o Safale S33, é indicado também para cervejas dentro de um padrão belga, então vamos mandar ver...

A receita pra 20L ficou desse modo:

7KG de malte pilsen
1KG de malte Pale Ale
1KG de Açúcar mascavo adicionado na brassagem
250G de Açúcar de mesa(sucrose) adicionado na brassagem
500g de Mel de Laranjeira adicionado no início da fervura

19g Columbus 50min
10g Mt Hood 15min
5g Mt Hood 10 min

Safale S33

O IBU ficou em 28, um pouco acima pra o estilo, mas li em algum lugar que o mel esconde um pouco o lúpulo, então, dei usei uns 20% a mais do máximo. Quanto ao Mt. Hood, não sei se acabei exagerando no aroma, vamos ver quando ficar pronta.

A brassagem foi feita a 67-66 graus, depois a temperatura foi elevada pra 74C afim de facilitar o sparging.

A OG ficou em 82.

Coisa de umas 15-16 horas depois a fermentação já estava mostrando sinal de atividade intensa e havia um krauser muito bom formado. Também foi utilizado a técnica do azeite nesse lote. E o fermento não foi re-hidratado, foi depositado direto na superfície do fermentador.

Lote 6JR

Foi extraído tanto açúcar nesse lote, que deu pra fazer um lote "junior" com o excesso de extração que decidi fazer um segundo lote com o excesso do lote 6, chamando-o de lote "6JR". Depois de extraído cerca de 30L do malte, vi que a extração ainda saia com uma gravidade razoável, continuei extraindo até chegar em 1.0009. Na sequência tinha uma gravidade desse "complemento" de extração de 32. Aumentei um pouco a gravidade dessa "extração grátis" adicionando 750G de açúcar cristal no junior pra aumentar a gravidade, pra algo mais legal.

No final das contas acabei fazendo "2 lotes" numa brassagem só. O primeiro tem tudo pra ficar bacana, já o segundo não sei como vai ficar, é mais um experimento de uma possível falsa IPA... Esse segundo dei uma "lúpulada turbo" nele pra experimentar.


Data de Brassagem: 30/03/2008


(Atualização)

Hop bill lote 6Jr:

15g Columbus 60m
7g Columbus 30m
15g Mt Hood 15m
10g Mt Hood 5m
obs. acho que 32 foi a OG final. to em dúvida.


Nenhum comentário: