sábado, 17 de maio de 2008

6.1 - Belgium Ale update

Data: 14/04


Depois de mais de 1 mês maturando no secundário, engarrafei esse lote. Provei um pouco, dele, mesmo sem gás, realmente, o mel parece esconder totalmente o lúpulo(já havia usado um pouco a mais de lúpulo na formulação da receita vez que já havia sido alertado pra isso...), ta parecendo um licor de gosto muito agradável. Vamos ver como vai ficar com a evolução na garrafa... a FG ficou em 20. Atenuação de 76%. Teor alcoólico 8.3%. Segue a foto do fundo do fermentador secundário ao fim do envase. Ta meio misturado o resto, pois acabei sacudindo o fermetador, vez que já havia terminado o envaso aí misturou o trub... Mas o que quero dizer é que percebi que usar um secundário ajuda muito a tirar o excesso de fermento da cerveja pra deixar ela mais clarinha. Meus primeiros lotes não tiveram o secundário, e ficaram bem turvos por conta do excesso de fermento "boiando". Além disso é bacana por umas 30h antes de engarrafar o fermentador secundário na geladeira, pra ajudar o fermento baixar mais ainda.



ps. o lote JR, ficou bacana, porém super lupulado. Já o engarrafei a várias semanas. O cheiro é "chá de lúpulo" haha. Mas pra quem curte cerveja tá boa, algumas pessoas deram um feedback que gostaram. Mas realmente que ficou cheia de personalidade o chá de lúpulo, isso ficou :-)

ps2. O lote JR, não têm absolutamente nada a ver com o lote 6 original a cor é bem clarinha. Totalmente diferente. Embora tenham sido frutos da mesma extração, uma com alta gravidade(original) e outra(JR) com a "sobra" do lote mãe adicionada a esta um pouco de açúcar. Além disso, a lupulagem diferenciada deixou bem aromática a cerveja. O lote júnior ficou com 3.8% de álcool. Gostaria de ter uma foto da Belgium Ale pra mostrar, porém como ainda não me atrevi abrir alguma garrafa dela, segue por hora somente a foto do aspecto do lote 6-Júnior:




Nenhum comentário: