quinta-feira, 10 de julho de 2008

9.0 e 10.0 - "Extract Beer"

Demorou mas descobri a cerveja feita com extrato! Adianto que é bem mais fácil e prazeroso de se fazer.

A Handy, chegou dos EUA têm uns 15 dias e trouxe três receitas de extratos pra brincarmos. Fizemos 2 delas um dia após o outro de tão fácil que é fazer... Não precisa fazer brassagem a brassagem já vem feita. É como se fossemos direto pra a etapa da fervura!!!

Bom, vamos aos detalhes das receitas:

9.0 - Edme´s IPA.




Essa receita é uma IPA, veio nessa lata. Fiquei um pouco intrigado - veio um fermento seco acompanhando debaixo da tampa da lata sem a especificação de qual era. Porém menos mau vez que tinha data de validade.

É interessante que esse extrato já vem lúpulado. Mais mastigadinho que isso - impossível.

A instrução dizia basicamente para ferver a água, despejar o extrato, despejar uma certa quantidade açúcar, e esperar de 5 ou 10 minutos, e na sequência dar início a etapa de resfriamento... Uma vez resfriado o mosto, adiciona-se o fermento, e pronto!

A OG acabou ficando em 52, e a atenuação foi dentro do esperado.

Após 15 dias de fermentador, engarrafamos a cerveja.

Ela ficou um pouco fortinha de teor alcoólico, andei provando uma long-neck até o momento, e acho que ainda precisa de maturação, mas deu pra perceber que a qualidade ficou boa.

Data da brassagem: Não lembro... +- dia 22 ou 23 de junho...

10.0 - Newscastle Finest

Essa receita é pra ser uma Brown Ale. Se trata de um partial-mash. A Handy contou que na loja tinha um livro que você folheia, escolhe as receitas que desejar e o dono da loja mistura os extratos pra você na mesma hora.

O extrato dessa não era pré-lúpulado ao contrario da outra. A loja mandou 3 pacotinhos de lúpulos para as adições. Além disso foram usados os tais dos "Specialties Grains" junto com o famoso saquinho de muselina!!

Na realidade quem quis fazer esse lote foi a Handy, eu meio que só acompanhei. Ela acabou achando tão simples o processo que acabou se divertindo. A instrução mandava por o saco de muselina com os grãos na água por alguns minutos a uma determinada temperatura, retirar o saco, e então aquecer a água até a fervura fazendo a adição do extrato. Misturado o extrato inicia-se a bula de lúpulos com os respectivos tempos...

Segue a receita:

Extatos:
0.4L Light Malt Extract
1.9L Dark Malt Extract
0.4L Glucose

Hops:
15gr Pride of Ringwood(60min)
7gr Hallertau(30min)
10gr Willamette(5min)

Grãos:
93gr Crystal
46gr Chocolate

Fermento:S-04


A OG desse lote foi 60, um pouco acima do esperado... Mas um pouco de álcool a mais não faz mal...

Seguem duas fotos deste lote:




Data Brassagem: 25/06/2008

-.- - Refratometro Barrichelo(quebrou na largada ha ha)

Comprei um refratometro pra acompanhar melhor a brassagem, nesse lote, fui usar o refratometro pra querer acompanhar a gravidade... Por incrivel que pareça conseguir quebrar o refratometro na segunda vez que fui usar. Acho que entrou água dentro ou vapor... Se alguêm souber de alguma assistência técnica de confiança que arrume, por favor me avise.

Update de 13/09/2008:


Segue foto do aspecto da Edme's IPA(obs ainda não tenho aspecto da New Castle Finest, pois foi engarrafado ontem - 12/09) :


Sobre a Edme's IPA, diria que foi um dos melhores lotes com melhor resultado produzido até hoje. Com certeza, a cerveja em extrato facilita muito a vida, e por isso creio ser necessário melhoramento no processo do All Grain, ou talvez nas receitas, para que se obtenha uma cerveja AllGrain(do jeito que é suposto pra ser), de qualidade superior a uma extract beer.








2 comentários:

MAXIMUNRIZO disse...

Tubem cronix!?
Este saquinho que vemos na foto de sua cerva, do que é feito? voce colocou o lupulo dentro?
Um abraço
Marcio

CroniX disse...

Tudo bem Max!

Esse saco é o saco de muselina (muselin bag), é um saco usado pra os grãos especiais qdo se faz um "partial mash", que consiste em ter os grãos base em extrato, os grãos especiais moídos dentro do saco pra extrair o que tiver de extrair deles.

Abração