terça-feira, 24 de novembro de 2009

-.- Tanto tempo... Viagem USA e afins

Faz tempo que não escrevo no blog, tanta coisa acontecendo... Falta de tempo? Não - falta de tempo não é desculpa. Talvez um pouco de falta de paciência de ficar em frente ao computador ultimamente. Passado essa fase de impaciência aqui vamos nós pra outro post após tanto tempo.


No mês de setembro fiz uma viagem de 20 dias nos EUA, visitei diversas micro-cervejarias. Estive em Ilinois e Winsconsin. Ambos os lugares são um prato cheio pra qualquer amante de cerveja. Antes de ir, mandei diversos emails pelas listas, e recebi muitas dicas dos colegas. Gostaria de agradecer a todos que contribuiram com tais dicas.


Não tenho intenção de fazer um relatório detalhado da viagem, pretendo compartilhar alguns fatos que me marcaram e que venha a ser útil pra os colegas amantes de cerveja quando quiserem viajar por essas bandas. Então vamos lá:


Chicago é uma cidade incrível pra começar. Os prédios são de deixar de boca aberta, é uma baita cidade. Pra quem não sabe, é a cidade onde foi filmado o último Batman. Portanto de certa forma pode-se brincar que Chicago é Gothan City - principalmente as ruas subterrâneas da cidade, aquilo é assustador, a imaginação dá pra ir longe. Argumentos pra você por Chicago no seu destino é o que não vai faltar. Na realidade, um dos fatores que contribuiu pafaz Chicago tão bonita e moderna com seus arranha-céus, seria um incêndio no passado que destruiu quase a cidade inteira. Portanto eles tiveram que reconstruir do zero, e cá entre nós, fizeram um lindo trabalho.


Fui em vários bares de Chicago, porém os lugares que mais gostei pra tomar cerveja foram: The Hop Leaf, e o The Map Room, e os pubs Goose Island. O The Map Room é super legal, tem cerveja que não acaba mais. O staff é treinado e manja bastante de cerveja. Foi onde eu tive pela primeira vez a oportunidade de tomar um clássico exemplar de uma American Brown Ale. Lembro também que logo na entrada tinha uma bandeira do Brasil. O lugar é fantástico, o único downside do lugar é que não têm comida. Porém se você estiver com fome, eles prontamente lhe fornecem uma pasta cheia de panfleto de restaurantes que entregam. Aí é só você escolher, e eles mesmo telefonam e pedem pra você.


Já o The Hop Leaf, também têm cervejas, apesar de também ter muita cerveja artesanal feita nos EUA, eles também tem bastante das importadas. Lembro que lá eles tinham chop Maudite (yes! da Unibroue) por coisa de 6 dólares. Na verdade era cerveja que não acabava mais. E o preço? Putz, o preço nos bares/pubs nos EUA , é uma pechincha perto dos preços no Brasil, mesmo pagando-se em dólar (no momento a R$1.80). Aquilo é Disneylandia para nós apreciadores de cerveja. Dificilmente uma cerveja boa passa dos 7 dólares. As mais caras que vi, foram algumas autenticas trapistas por coisa de 10 dólares.


Os pubs Goose Island, pertencem ao Siebel, pra quem não sabe o Siebel é um instituto de formação técnica de Mestres Cervejeiros. Neles existem uma variedade bacana de cervejas, a comida é boa e a ambientação super bacana. Vale muito apena a visita.


Poderia ficar horas falando de Chicago, porém como disse anteriormente o objetivo não é o relatório detalhado, então vamos falar de New Glarus. Se trata de uma cidadezinha no Wisconsin que fica praticamente na divisa com Ilinois, se a memória não falha, umas 3 horas de viagem de Chicago. É como se fosse "a Campos do Jordão" da região. É uma cidade de origem austríaca, as pessoas são extremamente simpáticas, uma simpatia su-real até... Têm vários restaurantes com comida típica, as garçonetes em alguns lugares se vestem com trajes típicos. Mas o melhor de tudo, lá eles têm uma super cervejaria: New Glarus Brewery. Vale muito apena conhecer. Apesar deles não terem tours guiados, você pode ficar a vontade passeando por quase toda a fábrica. É bem bacana ver o nível de automação dos caras. A cerveja também é de ótima qualidade. Uma delas é a Spotted Cow! Muito bacana.


Vou falar um pouco de Milwaukee agora, imagine uma cidade repleta de cervejarias! Imaginou? Então, essa cidade é Milwaukee, não digo que chega a ser uma a cada esquina, mas é quase isso. Têm cervejaria a rodo. Principalmente brew-pub. Que consiste no estabelecimento que produz com o objetivo de vender no próprio bar/restaurante. Não vou falar muito dos lugares lá, pois senti que depois de um tempo, todas as visitas a cervejarias começam a ficar meio que iguais - exceto pelas cervejas.


O que é bacana é que nessa região dos EUA, tudo quanto cidadezinha mais populosa, vai ter alguma cerveja bacana. Durante a viagem tive a chance de passar em diversas cidadezinhas pequenas onde consegui tomar cerveja artesanal feita na própria cidade - a maioria, brewpubs.

Seguem algumas fotos:




Um comentário:

Atico Export disse...

nice blog !! i was looking for blogs related of Chemistry Lab Equipment Manufacturer . then i found this blog, this is really nice and interested to read.