sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mini-palavra

Depois de algum tempo na inativa vou tentar escrever aqui com mais frequencia.



Vou usar esse post para escrever sobre algumas dicas para os que estão se iniciando agora nesse incrível hobby:


- Não é você que faz a cerveja! O fermento que faz. Não adianta ter o melhor mosto do mundo, se não tivermos o fermento apropriado, e se este não tiver sido cuidado para que desempenhe seu papel.


- Sempre faça um starter com no mínimo 1 ou 2 dias de antecedencia. Depois de algum tempo compre um StirPlate. É um investimento que realmente faz a diferença!


- Sempre cuide da temperatura de fermentação. Não existe coisa mais frustrante que uma cerveja carregada de dissabores causado por problemas de temperatura na fermentação.


- Invista em um bom chiller. Aqui digo Therminator/Shirron. Mas esses podem ficar melhor se vc. conseguir fazer um pré-chiller.


- Participe das seções de análise sensorial promovidas pelas Acervas! Nestas você pode treinar seu olfato para melhorar a percepção dos aromas de um modo bem mais rápido do que sem orientação.


- Aprenda um pouco sobre lúpulos. E sempre procure usar lúpulos frescos.


- Invista em um software para acompanhar suas receitas. Eu recomendo o beertools. Existem diversos softwares. Não faça perguntas em listas onde se consegue a versão genérica. Todos os softwares de homebrewing disponiveis são baratinhos. Chega a ser um insulto perguntar pelo genérico. Além disso contribuindo com o autor do software você ajuda no lançamento de versões futuras melhoradas.


- Se você começou agora no homebrewing não se preocupe com eficiência no momento, ou em acertar "na mosca" a cerveja pretendida. Habitue-se a fazer uma cerveja livre de problemas. E depois comece a trabalhar numa cerveja rica em qualidades. O problema é que no começo, geralmente se tem um conhecimento e uma percepção muito restrita sobre os aromas na bebida. Por isso repito, procure as Acervas, participe nestas associações. É o modo mais prazeroso e fácil de aprender.


- Participe das listas de email. É um ótimo canal para ficar antenado no que acontece no cenário de cervejas artesanais. Use a lista para tirar suas dúvidas, porém é recomendável pesquisar na lista as perguntas feitas no passado. A maioria das perguntas para iniciantes já foram respondidas em momento anterior. Mas se ainda sim ficar com dúvidas pode perguntar, pois a lista é que nem coração de mãe....


- Compareça aos eventos. As Acervas promovem regularmente encontros. Desde missas que são mini-encontros quase que semanais. Até encontros nacionais, que valem muito a pena comparecer!


É impressionante ver como o cenário nacional de cerveja tem se desenvolvido. E isso sem dúvida não teria sido possível sem o trabalho de muitos que ao longo do processo contribuíram para esta evolução. Se trata de um hobby tão prazeroso e uma comunidade tão bacana, que tenho certeza que se você ainda não faz parte desta, assim que fizer constatará que vale muito apena.

2 comentários:

fateiro disse...

Fico feliz com o retorno do blog !

estou começando agora nesse mundo cervejeiro, certamente será de grande valia para mim !

abaços, e parabens pelos artigos !

Atico Export disse...

nice blog !! i was looking for blogs related of Mass Transfer Lab Equipment Manufacturer . then i found this blog, this is really nice and interested to read. thanks to author.