sexta-feira, 21 de maio de 2010

Stir Plate


Um dos problemas mais frequentes no homebrewing é obter uma quantidade bacana de células viáveis para se inocular no mosto. Ultimamente tenho feito o uso de um aparelhinho conhecido como stir-plate. Pra que não sabe, trata-se de um agitador magnético que traciona uma barrinha dentro de um vidro qualquer(ex. Erlenmeyer). Com isso consegue-se um melhor resultado de células propagadas por ml de starter. A cerveja melhora consideravelmente.

Algum tempo atrás eu estava com a idéia de construir uma dessas maquininhas... Mas acabei optando pelo caminho mais fácil --> Amazon.com - 80 dólares...
Mas de qualquer forma me sobrou uma pequena coleção de links que tratam a respeito do assunto. Acho que pode ser útil para quem quiser se aventurar na brincadeira. Parece ser bem fácil construir um.

Segue os links que pesquisei:
Vou postar também minha lista de "coisas a comprar" de quando estava planejando fazer um stirplate. Talvez algum possa ser útil a alguêm:
a) Computer Fan - Mercadolivre
b) Earth Magnetics - tipo de imã
1/4" dia. x 1/16
D41G-N52 - K&J
Imã-Neodimio - Mercadolivre
c) Carregador Celular - Mercado Livre
d) Potenciometro - Mercado Livre
e) Caixa externa (ex. CD CASE / caixa de charuto, etc.)
f) Parafusos pra o Computer Fan
g) Pezinho pra a caixa de CD
h) Super Bonder
i) Fita Eletrica
j) Pirex/Erlenmeyer/etc
k) Barra de mexer (Stir bar)
l) "washer"/espaçador
m) chave-interruptor ON/OFF

Um comentário:

Atico Export disse...

nice blog !! i was looking for blogs related of Chemistry Lab Equipment Manufacturer . then i found this blog, this is really nice and interested to read.